Prefeitura de Itanhaém

Portal da

Transparência +

Acesso Rápido

Relações do Trabalho

Emprego

PAT

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) é uma rede de atendimento

do Governo do Estado de São Paulo, que concentra serviços gratuitos à população sendo centro de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. À gestão em ltanhaém é realizada por meio da Secretaria de Relações do Trabalho. O PAT fornece informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de quem procura emprego e quem tem uma vaga. Os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente no PAT ou no Portal do Emprega Brasil.

 

Para usar os serviços do PAT, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

 

Local: Rua Antônio Olívio de Araújo, 05, no Centro. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Telefones para contato (13) 3426 9669/ 3426 7674.

Vagas de emprego
  • Painel de Oportunidades — Cadastro Municipal do Trabalho

Envio de currículo online

Site: www.itanhaem.sp.gov.br/pat-envio-de-curriculo

  • Acompanhe as vagas disponíveis

site: www2 .itanhaem.sp.gov.br/pat-de-itanhaem-possui-vagas-de-emprego

É valido lembrar, que as vagas divulgadas podem sofrer alterações conforme o preenchimento das mesmas.

Seguro Desemprego

O Seguro-Desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social a que o trabalhador demitido sem justa causa tem direito. Foi criado para garantir a assistência financeira temporária ao funcionário dispensado. Porém, para ter direito ao valor, existem algumas regras e critérios estabelecidos em lei.

 

  • O benefício oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. É pago de três a cinco parcelas de forma continuada ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

 

  • Pode solicitar o Seguro-Desemprego, os trabalhadores formais que foram demitidos involuntariamente e que não possuem renda própria que seja suficiente à manutenção própria e da família.

 

  • A primeira solicitação, é necessário ter recebido salário por pelo menos 12 meses durante os 18 meses imediatamente anteriores à data da demissão. A segunda solicitação, ter recebido salário por pelo menos 9 meses durante os 12 meses imediatamente anteriores à data da demissão e a partir da terceira solicitação, é necessário ter recebido salário nos 6 meses imediatamente anteriores à data da demissão.

 

  • O trabalhador também não pode receber qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

 

  • Pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

 

  • O pagamento pode ser feito por depósito em conta, em agências da Caixa e em terminais de auto-atendimento, lotéricas e casas de conveniência com o cartão cidadão. O tempo estimado de espera para o recebimento do Seguro-Desemprego é de até 30 dias.

 

  • Documentos necessários para o atendimento presencial: Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, carteira de Trabalho (físico ou digital), documentos de Identificação, requerimento de Seguro-Desemprego entregue pelo Empregado no ato da demissão, número do Cartão do PIS-Pasep.

 

Local: Rua Antônio Olívio de Araújo, 05, no Centro. Atendimento de segunda a

sexta-feira, das 9 às 16 horas. Telefones para contato (13) 3426-9669/ 3426-7674.

Carteira Digital

Para obter a Carteira de Trabalho DÉitaI, o posto (PAT) disponibiliza atendentes para auxiliar na emissão da carteira. E necessário o número do CPF e ter uma conta autenticada no site do Governo para obter o documento digital. Acessar o site: www,gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho ou pelo aplicativo móvel procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

Serviços

Sutaco

Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) tem como

finalidade cadastrar os artesãos, incentivando o artesanato como forma de geração de renda. Com a carteira, o artesão pode emitir nota fiscal eletrônica, participar de qualificação e requalificação, ter acesso a microcrédito, orientação técnica e jurídica, participação em exposições, comercialização de produtos em pontos de venda permanentes e eventos, além de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal.

 

Os interessados devem comparecer na Casa do Artesão, localizado na Av. Presidente Kennedy nº 222 — Praia do Sonho. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Telefone: (13) 3427-5380.

Banco do Povo

Programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de

São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. O Banco do Povo credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

 

Rua dos Fundadores, nº 565 — Belas Artes (Espaço do Empreendedor)

Telefone: (13) 3421-1800

 

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas

Casa do Artesão

Destinada a movimentar a economia e gerar renda, dando visibilidade ao artesanato, a Casa do Artesão disponibiliza cursos de capacitação, exposições,

ateliês, workshops, tendas de comercialização dos produtos, entre outros. Além de promover o empreendedorismo e a comercialização de produtos artesanais, desde que estejam devidamente cadastrados na Sutaco.

 

A Casa do Artesão está localizada na Av. Presidente Kennedy nº 222 — Praia do Sonho. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Telefone: (13) 3427-5380.

Proforme

Programa Municipal de Formação e Especialização — PROFORME, é um programa criado pela Secretaria Municipal de Relações do Trabalho que concentra todos os cursos profissionalizantes e capacitantes ofertados gratuitamente por instituições públicas e privadas. O objetivo dessa alteração é tornar mais eficiente o procedimento das inscrições, facilitando também para os munícipes interessados em participar dos cursos.

 

Os interessados podem ir acompanhando as atualizações no site da Prefeitura

de ltanhaém: https://linkr.bio/cursosproforme

Rolar para cima